Marta, 60 anos, tem o costume de ir todo sábado à Feirinha de Mangabeira, uma conhecida feira do bairro. Ao chegar à Feira, um dos vendedores reconhece-a e diz: “D. Marta o queijinho já ta pronto aqui, viu?”. Risonha, vai à banca e pede os gramas de queijo que sempre compra. Depois, continua sua visita na Feira.
Minha avó não se chama Marta. Mas, Lembro quando me levava nessas visitas a feira e eu pedia Caldo-de-Cana com pastel. Aehueahua, muito bom.
Observou que o vendedor já sabia o que a cliente queria? Ele não precisou importunar Marta para saber qual sua compra nos fins de semana. Apenas, atentou para sua procura nas últimas vindas à Feira. Assim, a probabilidade desse cidadão vender o queijo era imensa. Na nossa história não deu outra. Marta comprou o queijo.
Estamos falando de Business Intelligence. Sim companheiros, nada a mais e nada a menos. O B.I. tem como resultado facilitar a vida das empresas, dando-lhes certo “conforto” para tomar decisões. No caso do vendedor, o resultado do B.I. foi o perfil de compra da cliente. Ele já sabia o que ela queria. Ou seja, ele tinha vantagem, em relação a outros vendedores.
O B.I. utiliza-se de varias fontes de dados. Exemplos, a compra de um fogão, uma televisão, visita a um site e etc. Imagine uma empresa com Eletrodomésticos, Móveis e outros. Se ela quisesse saber com qual dos seus fornecedores há um maior poder de negociação? Assim, compraria mais barato e venderia mais barato. Ou, se o investimento em determinado setor trará o retorno esperado? O nosso vendedor sabe que os lucros do queijo estão garantidos, ao menos, por D. Marta.
Já aconteceu que alguns e-mails chegam em sua caixa postal, Americanas.com como exemplo, com os tipos de produtos que você ultimamente procurou?AEheauah, eles não são bobos, e não foi coincidência.
No fim das contas, isso é ótimo para os dois lados. De um lado os clientes têm acesso aos produtos que procuram, do outro, as empresas sabem o que lhes vender.
O melhor é que o B.I. não está preso a grandes empresas, mas qualquer negócio que procura vantagem competitiva. Não é necessário ir atrás de soluções absurdamente caras. Começar pelos lados (Setores) como mingau é a melhor saída. E traçar pequenos objetivos (melhores fornecedores nos últimos meses e etc.).
Fontes para aprofundamento:iMasters – João S. Serain , TDWI & SIEMENS.
Então, espero ter dado uma luz. Confesso que esse é um assunto que mexe comigo. E claro, voltarei a falar sobre ele.
Abraços,
Fernando Carvalho

julho 8th, 2008 at 12:29 pm
“Mexe comigo”
Ficou estranho em? hehhehe
Bem, no que entendo, mais uma tecnologia em crescimento. Quanto mais vc procura, mais tem que procurar..
O problema é que, pelos estudos, o nível de B.I no nosso estado é totalmente amador, comparado poraí. Existe uma revista norte-americana, Intelligent Enterprise[1], que se você der uma lida, aí sim você consegue ter uma noção do atraso. Temos que crescer isso, só não sei de que lado. Nesse estado, quanto mais você espera das empresas um pouco mais de visão, mais elas pensam no gasto que aquilo causa.
[1] http://www.intelligententerprise.com/channels/business_intelligence/
julho 8th, 2008 at 1:16 pm
uaehuae, você nunca vai deixar pôr humor nas coisas cara. Podem me entitular de ousado ou de qualquer outra coisa, por falar de B.I. em minha região. Podemos dizer que o problema é de empresários e ETC… Mas, lembrem-se que nem tudo é problema deles. Se eu chegar à um empresário e provar que com B.I. sua organização terá um aumento significativo nos lucros. Ele verá essa atividade, que não é nova, com outros olhos. Sem falar que o investimento tecnológico, para eles, ainda é uma atividade de apoio (custo necessário). Eles não entendem que a TI ja tem papel importante na cadeia de valores[1].Para mudar isso, é necessário profissionais capacitados e corajosos. Sem ofensas, claro.
1- Paiva, E.L; Jr, Jose M. C. e Fensterseifer, J.E., Estratégia de produção e de Operações – Porto Alegre: Bookman 2004. p.15
julho 8th, 2008 at 2:01 pm
Quando o cliente é bem atendido, ele sempre volta ao local, pricipalmente quando você sabe que suas expectativas são atendidas. B.I. é uma grande sacada, pois oferece o produto certo a pessoa certa e o que é melhor na hora certa, que é exatamente aquela que estamos necessitando do produto. São as velhas práticas voltando a serem utilizadas só que em outro cenário. As organizações que utilizarem deste método com certeza já saem na frente de muita gente.
Valeu fish.
Deus te abençoe,
Elias.
julho 8th, 2008 at 7:04 pm
Em primeiro lugar. PARABÉNS PELO POST. Excelente. Quase nota 10. Parece que tá estudando as aulas da Nosphie : http://blosque.com/comecando-a-blogar
Parabéns também por já estar estudando a referência de Estratégia de Produção e de Operações.
2. Quanto ao conteúdo. Isto que você chama de Business Intelligence é bem complexo. Não tô falando difícil. Tô falando complexo. Ou seja, com muitos ingredientes misturados. Você pode até pensar em explorar um dos ingredientes de B. I. na sua monografia, que tal?!
3. Discordo plenamente de Andrey quanto ao “O problema é que, pelos estudos, o nível de B.I no nosso estado é totalmente amador, comparado poraí.” Pô!!! Eu acho que Andrey tem um problema com o fato de estar na Paraíba.
Vou tentar explicar para ficar claro.
Não dá para, apenas com a fonte de um portal com zilhões de informações, sair por aí fazendo afirmações sobre B.I. e o estado da Paraíba. Aliás, isto é um tipo de tortura que Andrey costuma usar. Rs Rs.
Geralmente ele afirma algo para você e diz” Olha isso aqui”. Só o que o isso aqui tem tanta informação que você não sabe nem como começar a olhar.
Talvez se ele fosse mais especifico. Apontasse uma parte mais específica do “isso aquí”. Talvez ajudasse mais a gente a entender o assunto como ele entende.
Se pelos estudos dá para inferir que a situação aqui é ruim? Quais são os estudos? O que há nestes estudos que permitem esta inferência? Qual a metodologia estudos? A importância ou representatividade destes estudos é mais para ação imediata, promoção de retornos de curto prazo, ou é para todo um ciclo do processo de inovação?
Enfim. Acho que Andrey tem uma puta experiência profissional, mas a experiência dele não permite fazer afirmações tão enfáticas.
Talvez a questão esteja apenas no uso mais adequado da linguagem. Se ele dizesse, “na minha opinião o problema é que”…., isto seria plenamente aceitável, mas, quando ele diz: “O problema é que”…. Isto não é aceitável. A menos que ele seja legitimadamente uma autoridade quanto ao problema que ele está tratando.
De todo jeito. Temos que agradecer muito a Andrey por gastar seu tempo comentando. Obrigado, Obrigado, Obrigado!! Porque sem comentários não há discussão.
3. Quanto à mudança na mentalidade dos empresários, acho que você está raciocinando certo por um lado e sonhador por outro. Mas, sonhos viram realidade às vezes. Não é?!
Certíssimo em pensar que se conseguir mostrar que algo traz uma aumento de lucratividade vai chamar a atenção dos empresários.
Sonhador (sempre lembrando que sonhos podem se realizar) é antever que pode chegar neste nível de capacidade. Parabéns, continue sonhando e transforme seus sonhos em realidade!!!!!!!!!!
Por fim, acho que este lugar aquí é um ótimo espaço para orientação, por isso, lembre-se que você está na busca de fazer pesquisa científica. O que diferencia o conhecimento cientifico dos demais é o uso de métodos científicos para conhecer.
julho 9th, 2008 at 3:08 pm
Interessantíssima, a idéia de B.I. na Mono. Isso vale uma nova reunião. Após o artigo de Pesquisa Científica iremos conversar.
julho 9th, 2008 at 3:44 pm
Olha o massacre a minha pessoa caramVa!
Eu sei que nao tenho autoridade nenhuma para falar, mas em Fevereiro talvez eu comece a ter..
Bem, coloquei o site como referencia, diante de milhoes de sites, a maioria em ingles, sim com milhoes de informacoes exatamente para vcs terem milhoes de referencias. Sem preguica Orlando, vc disse q nao sabe nem por onde comecar diante das referencias, mas acho q isso eh um problema facil de resolver, basta comecar por algum.
Nao precisa eu dizer que conheco fulano ou cicrano que sao autoridades em BI, que estao na Australia, PoA, etc.. Alguns vcs ate conhecem. Porque tambem nao vai adiantar, a galera quer fazer coisas no modo “BRUTE FORCE”
Sabe aquela frase que faz a gente nao perder tempo: “Não procure mostrar beleza aos cegos e nem dizer verdades aos surdos..”
TODOS os caras que eu conheco, inclusive nosso ultimo professor Fabio Nicacio afirmam que para se conhecer BI vc tem que trabalhar, nao adianta ler ou estudar. Boa pratica eh pedir a quem conhece sobre o assunto para te passarem Estudo de Casos.
Eu nao sou autoridade, assim como o post nao vem de uma autoridade, entao nao postei como um tal. Nao uso isso como tortura nao Orlando, ate porque nada me prende a lugar algum, livre tenho o mundo, agora eu sei que quem quer viver e morrer aqui, ou esta preso de uma certa forma, vai defender isso em baixo de surra.
julho 9th, 2008 at 5:22 pm
To be or not to be, that’s the question – William Shakespeare.
É lei, nesse Blog. Todos os posts tem de ter uma pesquisa refinada e uma base de conhecimento pessoal definida sobre determinado assunto. Não vou falar sobre minha trajetória profissional, muito menos de minha reputação acadêmica, como fazem alguns. Mas, por respeito ao meu nome e àqueles camaradas que “dão um pulinho” aqui , o conhecimento será transmitido da maneira que merece, PURO.
julho 9th, 2008 at 9:33 pm
Pessoal,
Pelo conhecimento que tenho sobre BI, o principal objetivo dele é de transformar dados em informação, agora a forma como fazer esta transformação é que existe n maneiras.
Fish, aconselho fortemente a você trabalhar com BI em seu TCC, e, vou além, utilizando ferramentas open-source, ou seja, aplicabilidade de BI Open-Source, esta é uma área muito promissora, tanto para a área acadêmica, como para a área comercial, isto é, se você quando terminar seu curso quiser seguir carreira acadêmica, com certeza vc poderia fazer um mestrado continuando seu TCC, ou então para a área comercial, criando soluções BI Open-Source para empresas (tanto de pequeno, como médio e grande porte) dê uma passada no site: http://www.pentaho.com, existe também uma lista de discussão desta ferramenta. E, se for fazer mesmo pode contar comigo, tenho n materiais sobre o assunto.
Eu concordo em parte com o que Andrey disse sobre “o nível de B.I no nosso estado é totalmente amador, comparado por aí”, porque eu conheco mais de 4 empresas só aqui em João Pessoa que trabalham TAMBÉM com solução BI, agora não conheço nenhuma que SÓ trabalha com BI.
Outra coisa, tudo na área de computação, precisa-se de teoria e prática para entender bem sobre o assunto e BI não fica fora desta minha idéia, por isso que no começo,nossa disciplina era um pouco chata, mas tinha que mostrar o que é BI, para que serve BI, como utilizar BI, dentre outros conceitos. Agora, para entender bem BI tem que praticar, desde a sua modelagem, fase de extração e transformação dos dados, criação do DW e apresentação das informações (através de ferramentas OLAP ou Data Mining) até a satisfação do cliente, com estas informações tomar suas devidas estratégias de negócio.
Então para encerrar, aconselho fortemente a você trabalhar com BI em sua dissertação.
Abraços a todos vocês.
Fábio N.
julho 9th, 2008 at 9:48 pm
Pronto. Poste outra coisa agora.
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
julho 9th, 2008 at 9:50 pm
Andrey,
Não se ofenda comigo. Se você reler com atenção meu comentário vai ver que não estou atacando sua autoridade, estou atacando seu método e a linguagem.
E geralmente eu só costumo fazer isto para com as pessoas que eu gosto e respeito. Para mim é um modo de fazer a pessoa refletir sobre sua postura.
Bem, eu gosto quando fazem comigo. Se você acha ruim, não faço mais. Tudo bem.
Mas, por favor, não me chame de preguiçoso. A questão é a seleção da informação. Se eu preciso discutir um determinado assunto com alguém é preciso haver um denominador comum de conhecimento. Coisas, que às vezes é difícl alcançar.
Por exemplo, para conversar com um pesquisador de nível internacional em S.I. e discutir com ele alternativas de pesquisa vou ter que ler duas a Tese São 400 páginas, 204 em Inglês. Não tenho problema com isso, porque tese é algo muito específico, sobre um assuntos muitos específicos. Então estarei indo direto ao ponto.
Por outro lado. Uma portal é algo muito amplo, as informações são de muitas fontes e naturezas. Quando você não é da área não sabe quem são os profissionais respeitados ou quem são farsantes que apenas adquiriram renome. Sim, porque isto tem em todo o lugar, ou não?
A brincadeira que eu fiz da tortura é porque realmente é fogo você tentar entender e discutir algo quando a pessoa te dá tantas referências. Para mim, saber por onde começar é um problema sim. Porque com a quantidade de informação irrelevante que há espalhada por aí até eu chegar no cerne da questão a coisa vai levar algum tempo.
Quanto à sua afirmação “TODOS os caras que eu conheco, inclusive nosso ultimo professor Fabio Nicacio afirmam que para se conhecer BI vc tem que trabalhar, nao adianta ler ou estudar.”
Bem, eu mesmo vivo dizendo para os meus alunos que de Administração eu não ensino nada, porque administração so se aprende a fazer administrando. Mas, isto não é só em Administração e nem só em B.I. é em tudo na vida. A experiência de fazer sempre é o que verdadeiramente ensina. Para que serve teoria então? Well, isto depende da teoria e da área, não tenho conhecimento para falar sobre teorias nas outras aréas. Mas, em Administração conheço teoria e tenho alguns anos de prática.
E te digo. A prática é uma lástima em muitos casos, justamente porque a maioria dos praticantes ignora teoria e acha que teoria é uma coisa apenas de acadêmicos. Mas, fazer o quê?
Acho que você sabe que a B.I. como não é apenas tecnologia é vista inclusive como uma sub-área na Administração. Aliás, Sistemas de Informação eu acho você sabe também que tirando a parte técnica e teórica de desenvolvimento de sistemas o resto todo é Administração.
Ok. Se no que toca a Desenvolvimento de Sistemas não adianta ler e estudar para conhecer B.I., no caso de Administração eu penso diferente. No caso de Administração todos deveriam estudar e ler muito, porque, por mais preparado que se esteja nunca será o suficiente. Mas, o problema é o que ler exatamente? E o que estudar?
Tenho meus pitacos, mas não cabe colocar aqui. Rs Rs
Quanto a defender ou não a Paraíba por estar aqui. Bem. Realmente não sei falar muito disso. Acho que todos os lugares tem pontos positivos e negativos. Em termos de mercado de trabalho para executivos o que eu vejo hoje é um certo número de profissionais migrando para o Nordeste por conta da qualidade de vida. O assunto é complexo e merece análise caso a caso, não é?
Mas, eu ainda acho que você tem um problema com a Paraíba.
Abraços.
julho 9th, 2008 at 10:58 pm
Sinceramente… eu tambem acho. Por lhe conhecer pessoalmente, Andrey, posso dizer: Você está, sempre, detonando a PB.Se não é essa sua posição, soh falta-lhe uma melhor expressão. Até rimou….
Andrey é um dos nossos integrantes em reuniões de debates, geralmente promovidas pelo Pesquisador Orlando G. Silva.
julho 10th, 2008 at 1:59 pm
Abaixo escrevo minha opnião, que nunca será verdade absoluta. Mas, é minha opnião e pode ser afirmada por outros que também pensam igual e tem exeperiência.
Aqui vou apenas responder a galera, porq não vou mais falar de BI.
Orlando e Fish, realmente eu tenho mesmo, me desculpe porque eu AMO a minha cidade e DETESTO/ODEIO o “povo” – selecionar o povo.
Não vou falar PB, mas sim JP, OK?
De forma alguma entendo, como em outras capitais as pessoas ricas se escondem e querem sempre esconder o dinheiro, mas aqui o povo quer mostrar que é rico sem ser.
O que um amigo falou um dia, que a galera daqui para no sinal de transito e olham pra vc com aquele ar, principalmente se estiverem num carro alto estilo caminhonete. Pois é, esse meu amigo veio de Leeds e não conhecia esse “tipo” que o povo faz. Eu não tenho complexo com dinheiro, mas eu vejo esse defeito, para alguns apenas um defeito, mas para mim é o cúmulo da “tabacudisse”.
Odeio o transito e o que acontece no sistema da STTrans, odeio a forma como controlam o transito arrecadando grana(lombada eletronica) ou economizando nas passarelas e empurrando sinais para pedestres sem analisar os efeitos.
Eu não culpo os jovens e adolecentes daqui que estão crescendo burros porque os pais são ignorantes, invejosos e se preocupam demais com a vida dos vizinhos e assim esquecem de educar seus filhos. Claro que tem aqueles que escapam, lógico.
Não estou culpando, por exemplo, o fazendeiro que morava no interior com sua esposa, chegou aqui e ficou rico(tem seus meritos ou não), ou mesmo já era rico vendendo gado, sei lá. Mas alguns desses compram uma caminhonete dessas que parecem caminhão de luxo, e assim, acham que podem passar por cima de todos. Muita gente que, se acha poderoso e que por ter familiaridade com alguém no poder, quer fazer o que bem entender passando por cima da lei e das consequências.
Existem vários exemplos desse tipo, de atropelamentos, de irresponsabilidades, ignorância, pessoas pobres de inteligência.. Não é atoa que fazem comunidades no orkut; João Pessoa é uma Vila(http://www.orkut.com.br/Community.aspx?cmm=1245523) e ainda existe uma que fala até sobre a exploração infantil(http://www.orkut.com.br/Community.aspx?cmm=2313209)
E por favor não me venha com aquela velha frase que isso tem em todo canto! Beleza, mas eu tou falando do jeito do povo pensar, da maneira como pensam a respeito de subir na vida.. Querer ser mais que o outro a força, olhar pra vida do outro, saber o que o vizinho faz durante a semana, no fim da semana e nos feriados. Vai ^%& ^%!@#!! Existem tantas formas de se viver e muitos escolhem a maneira mais medíocre.
Sinceramente, quem me conhece(mesmo) sabe que eu gosto da minha cidade e por isso estou puto como as coisas andam. Então, antes de terem um pré-conceito sobre mim, é melhor saber ou procurar fontes, pelo menos.
julho 11th, 2008 at 1:52 am
Andrey. Entendi! Obrigado
julho 11th, 2008 at 9:39 am
http://www.via6.com/comunidade.php?cid=6496
julho 11th, 2008 at 10:39 am
Fonte legal Andrey.
julho 14th, 2008 at 5:01 pm
Diz o provérbio chinês que “uma longa caminhada começa sempre pelo primeiro passo” (frase atribuída a Lao Tsé).
Quando se começa a vislumbrar algo e dá-se conta da limitação atual, normalmente o ego consola-se com os argumentos da derrota: “estão muito à nossa frente… nós somos menos capazes… blá, blá, blá”. Isso é verdade? Sim, enquanto aceitarmos como verdade.
Outro dia estava refletindo sobre um vídeo que vi no Youtube, no qual um grupo de seis leoas embosca um bando de búfalos e acaba por prender um de seus membros mais jovens. Eis a URL: http://www.youtube.com/watch?v=_Eoc5ArIsZU. Recomendo assistir até o fim antes de continuar a leitura…
O vídeo seria como qualquer um dos que a Discovery sempre exibe: uma visão da Lei do Trogoautoegocrático (devorar e ser devorado). Mas ao invés disso, há algo diferente: os demais búfalos não se contentam com consolo de terem sobrevivido àquele dia, mas voltam para defender o seu companheiro e acabam por subjugar o bando felino.
Outro dia eu vi outro vídeo no qual um só membro de um bando de búfalos resolve defender a cria e enfrenta uma leoa que, depois de receber coices e pisões, foge para defender a sua própria vida.
O primeiro filme da trilogia Matrix também mostra isto de uma forma interessante: na estação do trem, Neo vai correr de Smith. Porém, ele pára e vira-se. “Ele está começando a acreditar”, diz Morpheus.
As questões que faço são: o que seria de Neo se tivesse simplesmente corrido aquela vez? O que seria do bando se não tivessem voltado e salvo o jovem búfalo? O que seria da Grécia e do Ocidente (como o conhecemos) se Leônidas e seus companheiros não tivessem lutado uma batalha impossível de ser vencida nas Thermópilas?
A história nos mostra que os impérios sobem, tem seu apogeu e declínio. Assim foi com Egito, Israel, Mesopotâmia, Pérsia, Roma, Espanha, França e Inglaterra. Assim acontece agora com os Estados Unidos e acontecerá com a China, ou mesmo com o Brasil! http://www.clicrbs.com.br/zerohora/jsp/default.jsp?uf=1&local=1§ion=Economia&newsID=a2033319.xml
Todos os países chegarão ao topo? Não. Chega, em tese, aquele que mais se prepara para tal. A vitória é o único objetivo? Não. Diz a máxima xamânica que “a vitória ou a derrota está nas mãos dos deuses; a obrigação do guerreiro é lutar”.
As coisas continuariam sempre as mesmas, não fossem as pessoas que têm coragem para mudar. Com um pequeno passo, não tão famoso (e talvez mais verídico) que o de Neil Armstrong, é possível começar a se mudar o mundo.
O que eu posso dizer para Fish com o BI, e a cada um com sua “barreira intransponível” pessoal, não é de minha autoria: vou parafrasear (copiar seria mais adequado) William Wallace, personagem de Mel Gibson no filme Coração Valente:
“Vocês vieram lutar como homens livres
e livres vocês são!
O que vocês farão sem a liberdade?
Vocês lutarão?
Sim. Lutem e talvez morram.
Corram, e viverão.
Pelo menos por enquanto.
E morrendo em suas camas,
daqui a muitos anos,
estariam dispostos a negociar
todos os dias daqui em diante
por uma chance única,
apenas por uma chance,
de retornar aqui e dizer
aos nossos inimigos
que podem tirar nossas vidas
mas nunca tirarão nossa liberdade!”
julho 14th, 2008 at 6:46 pm
Clap. Clap. Clap. Jânio. Pelo grande aula e incentivo.
Ps. Segui as instruções, ví o vídeo todo antes de ler o resto do comentário.
Sensacional.
Obrigado pela aula cara!!!!!!!!!